Previsão de demanda é a chave para um bom planejamento empresarial

O mercado cada vez mais competitivo exige que as empresas tenham uma grande capacidade de responder com rapidez e flexibilidade às exigências dos clientes. Nesse sentido, a gestão da demanda desempenha um papel estratégico e essencial, já que boa parte do planejamento de uma empresa deve estar voltado para as expectativas de vendas, que orientam quando e no que investir.

A demanda de um determinado item do varejo é influenciada por diversos motivos, como preços praticados pelos concorrentes, publicidade, nível de atividade econômica, necessidades momentâneas do cliente, acessibilidade do serviço, entre outros. Tanto a mercadoria parada quanto a insatisfação dos consumidores nãoatendidos por falta do produto são situações indesejadas, por isso, o ideal é encontrar o equilíbrio entre reposição e demanda. Mas como fazer um planejamento de demanda mais preciso?

Mantenha uma base de dados com histórico de vendas

É muito importante utilizar ferramentas para conseguir prever demandas futuras com alguma precisão. Isso pode envolver, formar e manter uma base de dados com históricos de vendas, assim como informações que expliquem variações e comportamento da demanda, e compreender como os fatores ou variáveis internas (promoções) e externas (condições econômicas, clima, entre outros) influenciam o comportamento da demanda.

Tenha uma gestão integrada com diferentes áreas

Para se ter uma gestão mais precisa, as áreas comercial e de planejamento devem fazer a administração da demanda de maneira conjuntajuntas. Se o controle fica por conta somente da área comercial, ela pode considerar apenas dados de mercado e de uma certa quantidade de clientes, por exemplo, para fazer a projeção – sendo que, na verdade, deveria levar em conta também as informações de todo o histórico de vendas. Por outro lado, se o controle fica por conta somente da área de planejamento, as previsões poderão ser feitas apenas com base em dados históricos de pedidos, sem considerar a atual situação do mercado. Por isso, a melhor forma de prever as vendas é com um processo de planejamento integrado, que envolve diferentes áreas de uma empresa.

Invista em tecnologia

As empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância do planejamento. Esse entendimento por parte dos gestores torna-se necessário para que a empresa seja competitiva, justificando assim o investimento em ferramentas de tecnologia que possam dar suporte às decisões tomadas. Dentro da perspectiva da demanda por produtos ou serviços, é certo que nenhuma empresa acertará suas previsões apenas pela intuição, portanto, a acuidade em informações de vendas e outros dados históricos é de grande importância. Nesse contexto, as ferramentas de controle e gestão são consideradas como parte integrante da administração empresarial, melhorando a eficiência operacional.

Como você viu, planejar demanda, estoque e faturamento é um grande desafio para muitas empresas. Para que esse processo se realize de acordo com as necessidades de toda a cadeia de suprimentos, existem soluções tecnológicas especializadas que criam um processo colaborativo com objetivos e dados de previsão da demanda e reposição para evitar o excesso e a falta de produtos, bem como para aumentar os giros de estoque.

Com a gestão da demanda será possível identificar problemas e oportunidades e possibilitar, no presente, a correção dos rumos da empresa para satisfação e melhor atendimento do mercado, maximizando lucros.

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo