Quais são as vantagens de automatizar a emissão de boletos?

Você já parou para pensar no volume de boletos que os agentes da cadeia de suprimentos (varejo, distribuidor e indústria) precisam lidar no dia a dia? São tantas transações que a área financeira precisa ter muita organização e disciplina para não se perder nas informações e, principalmente, evitar falhas que podem custar um preço alto. Além disso, há o desafio de diminuir o tempo investido em operacionalizar a emissão de boletos, para que o time da área financeira centre sua atenção na gestão e análise de informações.

Mas a automatização feita pela suíte financeira, focada nas necessidades dos agentes da cadeia de suprimentos, mostra que é possível solucionar esse dilema. Além de gerenciar os documentos de forma integrada, como esclarece outro post publicado no blog , a solução tecnológica garante ainda a rastreabilidade de todas as movimentações efetuadas. Detalhe: mesmo lidando com a complexidade da troca de informações com múltiplos bancos.

Mas para conquistar esse resultado é preciso que sua empresa saiba escolher a solução ideal, desenvolvida para atender estes quatro desafios centrais da área financeira quanto à emissão de boletos:

  • Maior agilidade no processo de emissão de segunda via: certifique-se de que a solução permita que a sua empresa publique, visualize e movimente títulos de cobrança, concedendo autonomia para que os próprios clientes emitam seus boletos. Quando estão vencidos, eles podem atualizar os valores de acordo com as taxas estipuladas para cada título;
  • Reduzir a possibilidade de inadimplência dos clientes: ao disponibilizar uma solução que facilite a gestão dos títulos, sua empresa melhora o nível de serviço oferecido e recebido. Essa otimização impacta diretamente na redução de inadimplência, a partir da facilidade de gerenciar os pagamentos previstos;
  • Integração de informações de diferentes bancos: outra dor de cabeça bem comum na área financeira é o acesso a vários portais bancários para consulta e movimentação de dados de cobrança. Em uma solução multibanco há a integração de informações, dando mais velocidade à emissão de boletos e possibilitando a consolidação de dados em uma plataforma única;
  • Eliminar etapas operacionais para a equipe se focar na análise: ao automatizar esse processo, a área financeira pode liberar o capital humano para atividades de análise e gestão, antecipando problemas e atuando preventivamente na solução destes. Esse recurso contribui para melhorias de indicadores de produtividade.

Tenha em mente também que a solução financeira capaz de automatizar a emissão de boletos deve atuar na direção das melhores práticas de governança corporativa, na observância de requisitos de auditoria. Isso amplia ainda mais o olhar da área financeira, indo bem além de resolver aquele problema mencionado no início deste post: gerenciar os títulos de cobrança.

Fique ligado aqui no blog para saber como a tecnologia pode atuar diretamente na melhoria dos indicadores de resultado da sua empresa.

Conheça a solução NeoGrid Gerenciador Financeiro e automatize a emissão de boletos da sua empresa.

 

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo