Retail Insights: a tecnologia ideal para acompanhar indicadores do varejo

Retail Insights (RI) é a menina dos olhos da indústria, justamente porque é a tecnologia capaz de trazer informações precisas do varejo, como indicou o post anterior desta série. Mas como esse software de gestão atua na prática e, especialmente, como é feita a implantação dele sem gerar dor de cabeça? É bem mais simples do que parece!

Ao contar com a solução Retail Insights, todos os elos da cadeia passam a ter uma orientação clara a partir do comportamento do consumidor. Ao se guiar por isso, o varejo e a indústria conquistam o tão sonhando objetivo de equalizar os estoques, evitando a falta e o excesso de produtos. Como isso é possível? Basta contar com esses quatro requisitos imprescindíveis:

  • Cálculo preciso de vendas programadas para produtos e lojas: ao contar com uma solução tecnológica robusta e integrada a vários players do mercado, é possível dispor de dados completos a respeito do desempenho de vendas de produtos em cada uma das lojas. Por exemplo: quero saber os índices de venda de determinada marca de biscoito de um PDV específico em Recife/PE. Isso ajuda a descobrir quais itens são prioritários em determinada loja, podendo-se atuar proativamente evitando a ruptura e, com isso, o prejuízo para varejo e indústria;
  • Identificação e atuação nas causas de indisponibilidade de produtos em gôndola: a solução Retail Insights viabiliza uma atuação no nível de loja. A partir de uma análise bem visual dessas informações (com cores que indicam disponibilidade ou não dos produtos) é possível entender a causa específica de ruptura naquele PDV. Isso resulta em uma atuação imediata para evitar maiores perdas;
  • Relatórios precisos para todos os níveis (estratégico, tático e operacional): pouco adianta dispor da informação se ela não estiver facilitada e projetada para o uso em cada um dos níveis de atuação da indústria e do varejo. O Retail Insights fornece relatórios que possibilitam uma ação proativa para uma gestão eficiente do ponto de venda. Entre os relatórios disponíveis estão os que indicam oportunidades de vendas, ranking de perda de vendas em lojas específicas e por aí vai;
  • Implementação rápida e facilitada: dar agilidade ao plano de implementação é outra medida valiosa para reduzir os prejuízos. Nesse sentido, opte por soluções que ofereçam tecnologia mobile, o que facilita a equipe de campo a tomar ações imediatas. Ao contratar um serviço assim, evita-se o alto custo de aquisição de equipamentos de infraestrutura de TI e a dor de cabeça de trazer a responsabilidade de manutenção e segurança de dados para dentro da empresa.

Esses são os benefícios oferecidos pela solução Retail Insights às indútrias para uma eficiente gestão de estoques, evitando a oscilação entre excesso e falta de produtos no PDV. Reconhecida no mercado, a solução Visibilidade do Varejo — Retail Insights é o resultado de uma parceria sólida entre NeoGrid e Nielsen, com foco em atender grandes e médias indústrias que vendem seus produtos ao PDV.

Essa tecnologia já faz parte da rotina diária e automática de captação de dados de mais de 10 mil lojas de varejos, abrangendo mais de 70% dos dados de estoque e venda do Brasil. O que favorece para atuação integrada e colaborativa com varejistas, garantindo que os produtos estejam na gôndola para o consumidor final.

Ficou interessado no Retail Insights? Entre em contato conosco, clique aqui!

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo