Saiba como automatizar a sincronização dos dados de produtos

A sincronização global de dados de produtos (GDS) responde de forma eficiente aos principais desafios de fabricantes, varejistas e distribuidores, entre elas: Como garantir integração e integridade de informações de um grande número de varejistas que comercializam meus produtos? Como manter atualizada a base de dados de dezenas ou centenas de milhares de SKU´s (Unidade de Manutenção do Estoque) que compramos de uma infinidade de fornecedores?

Trata-se de um processo de negócio baseado na internet, pelo qual os parceiros comerciais alinham, padronizam e sincronizam dados automaticamente e em tempo real e que traz grandes resultados para todos os envolvidos. De acordo com a consultoria AT Kearney, a utilização da sincronização global de dados de produtos entre os agentes da cadeia de bens de consumo pode levar a US$ 1 milhão de EBIT (Lucro antes dos Juros e Tributos) para cada US$1 bilhão em vendas. E de que forma estes benefícios acontecem? Confira os principais pontos:

  • Reduzindo custos, pois elimina problemas com dados cadastrais, como devolução de mercadorias por inconsistências de dados na nota fiscal versus o pedido;
  • Agilizando o fluxo de mercadorias entre as empresas e melhorando o controle dos processos da cadeia de suprimentos;
  • Alinhando constantemente os dados cadastrais entre os sistemas dos parceiros comerciais, com objetivo de assegurar que as informações não estejam divergentes;
  • Unificando o cadastro de produtos e permitindo que a indústria registre os dados dos produtos uma única vez, de forma padronizada, com objetivo de atender os requisitos de informações exigidos pelos parceiros comerciais. A partir de uma base única de produtos a indústria publica seus dados para seus parceiros comerciais conectados e possibilita o monitoramento do status dos produtos.

Portanto, é imperativo que todos os parceiros da cadeia de suprimentos utilizem um mecanismo eficaz de classificação de produtos comuns para manter a padronização e o alinhamento e a sincronização.

E como isso acontece? A disponibilização do seu catálogo de produtos em uma rede global de sincronização de dados ocorre por meio de data pools (bases que centralizam dados) certificados que garantem a integridade e confidencialidade das informações e do utilizador. Os data pools são conectados ao registro global GS1, o repositório central de informações da GDSN (rede mundial de sincronização de dados de produtos) que garante a unicidade dos itens e parceiros comerciais. Interligados, estes dados provém um ambiente robusto e confiável para a atualização dos dados de produtos.

Para tanto é preciso escolher um data pool certificado com implementações bem-sucedidas e um integrador de soluções de comércio eletrônico para conectá-los.

Conte com a experiência da NeoGrid como seu provedor para a implantação de um programa que garanta a qualidade de dados de forma eficiente e segura. O  NeoGrid DataSync (GDS), desenvolvido em parceria com a 1WorldSync –  líder mundial de soluções para GDS -, é uma solução que permite a sincronização dos dados de produtos certificada com base nos padrões globais da GS1.

Com a união entre NeoGrid e 1WorldSync mais de 5.000 empresas já aderiram a esta solução de sincronização global de dados de produtos em mais de 40 países.

Faça parte você também desta poderosa rede, entre em contato!

 

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo