Saiba como automatizar a sincronização dos dados de produtos

A sincronização global de dados de produtos (GDS) responde de forma eficiente aos principais desafios de fabricantes, varejistas e distribuidores, entre elas: Como garantir integração e integridade de informações de um grande número de varejistas que comercializam meus produtos? Como manter atualizada a base de dados de dezenas ou centenas de milhares de SKU´s (Unidade de Manutenção do Estoque) que compramos de uma infinidade de fornecedores?

Trata-se de um processo de negócio baseado na internet, pelo qual os parceiros comerciais alinham, padronizam e sincronizam dados automaticamente e em tempo real e que traz grandes resultados para todos os envolvidos. De acordo com a consultoria AT Kearney, a utilização da sincronização global de dados de produtos entre os agentes da cadeia de bens de consumo pode levar a US$ 1 milhão de EBIT (Lucro antes dos Juros e Tributos) para cada US$1 bilhão em vendas. E de que forma estes benefícios acontecem? Confira os principais pontos:

  • Reduzindo custos, pois elimina problemas com dados cadastrais, como devolução de mercadorias por inconsistências de dados na nota fiscal versus o pedido;
  • Agilizando o fluxo de mercadorias entre as empresas e melhorando o controle dos processos da cadeia de suprimentos;
  • Alinhando constantemente os dados cadastrais entre os sistemas dos parceiros comerciais, com objetivo de assegurar que as informações não estejam divergentes;
  • Unificando o cadastro de produtos e permitindo que a indústria registre os dados dos produtos uma única vez, de forma padronizada, com objetivo de atender os requisitos de informações exigidos pelos parceiros comerciais. A partir de uma base única de produtos a indústria publica seus dados para seus parceiros comerciais conectados e possibilita o monitoramento do status dos produtos.

Portanto, é imperativo que todos os parceiros da cadeia de suprimentos utilizem um mecanismo eficaz de classificação de produtos comuns para manter a padronização e o alinhamento e a sincronização.

E como isso acontece? A disponibilização do seu catálogo de produtos em uma rede global de sincronização de dados ocorre por meio de data pools (bases que centralizam dados) certificados que garantem a integridade e confidencialidade das informações e do utilizador. Os data pools são conectados ao registro global GS1, o repositório central de informações da GDSN (rede mundial de sincronização de dados de produtos) que garante a unicidade dos itens e parceiros comerciais. Interligados, estes dados provém um ambiente robusto e confiável para a atualização dos dados de produtos.

Para tanto é preciso escolher um data pool certificado com implementações bem-sucedidas e um integrador de soluções de comércio eletrônico para conectá-los.

Conte com a experiência da NeoGrid como seu provedor para a implantação de um programa que garanta a qualidade de dados de forma eficiente e segura. O  NeoGrid DataSync (GDS), desenvolvido em parceria com a 1WorldSync –  líder mundial de soluções para GDS -, é uma solução que permite a sincronização dos dados de produtos certificada com base nos padrões globais da GS1.

Com a união entre NeoGrid e 1WorldSync mais de 5.000 empresas já aderiram a esta solução de sincronização global de dados de produtos em mais de 40 países.

Faça parte você também desta poderosa rede, entre em contato!

 

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo