Gestão de pedidos

Saiba como fazer a gestão de pedidos de maneira eficiente!

O fluxo de produtos e serviços que circulam entre a indústria e o varejo é bem expressivo. Logo, aumentar a eficiência operacional de uma empresa exige que os processos de compra sejam considerados como parte importante da estratégia de negócios. Na prática, isso pode ser melhorado por meio de uma boa gestão de pedidos.

É preciso considerar que os pedidos são responsáveis por uma parte significativa dos custos administrativos do varejo. Ainda assim, que outros fatores tornam essa prática tão fundamental para as empresas? Como é possível gerenciar os pedidos com mais eficácia? Qual é o papel da tecnologia nesse contexto?

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Qual a importância de fazer a gestão de pedidos?

A forma como é feita a distribuição de produtos no varejo é fundamental para cada um dos pontos de venda. A centralidade desse processo faz com que ele tenha grande impacto em toda a cadeia de suprimentos — ou seja, a acurácia de cada pedido ajuda a garantir que a gestão de estoque acompanhe o ritmo da demanda do consumidor final.

Quando há apenas um controle manual sobre a quantidade necessária de cada mercadoria, a tendência é que ocorram eventuais faltas de itens nas prateleiras. O resultado é bem negativo: menos vendas, menos satisfação do consumidor e perda de clientes.

Contudo, o cenário oposto também é um problema. Quando os pedidos são maiores que o ideal, o excesso de estoque aumenta o risco de depreciação e perda, gera custos maiores de armazenamento e reduz o fluxo de caixa do varejista.

Como fazer a gestão de pedidos de maneira mais eficiente?

Um primeiro passo essencial é adotar práticas que permitam basear essas atividades em dados. Em tempos de transformação digital, existem soluções extremamente eficientes para otimizar processos. Destacamos a seguir as melhores práticas.

Monitore os produtos e as atividades da empresa

Estabeleça uma gestão que conte com ferramentas para acompanhar com precisão os números de produtos em todas as etapas da cadeia de suprimentos. O recebimento, o estoque e até mesmo as gôndolas precisam ser monitoradas para que o fluxo de abastecimento seja mantido no ritmo adequado.

Crie um catálogo de mercadorias, adote um sistema de registro individual para cada item e certifique-se de que a equipe está seguindo os processos conforme o mapeamento feito. O objetivo é que a empresa alcance o nível de 100% de controle sobre os produtos que entram e saem.

Adote softwares específicos para essas atividades

Um software de visibilidade do estoque ajuda o varejista a manter o controle sobre as demandas do ponto de venda e, consequentemente, facilita a emissão de pedidos. As mercadorias são solicitadas na quantidade certa, no momento certo.

É importante ter em mente que uma das tendências da transformação digital é a integração total das soluções digitais. Nesse contexto, isso significa adotar softwares que deem visibilidade a toda a cadeia de suprimentos.

Mantenha uma boa relação com os fornecedores

A indústria não deve ser tratada apenas como um canal de reposição. Tenha em mente que o sucesso do varejo é essencial para essas empresas, já que a produtividade de um negócio impacta na do outro — e o contrário também acontece, pois a eficiência na fabricação gera preços melhores e uma distribuição otimizada para o varejista.

É justamente o fato de o sucesso de ambos os setores estar atrelado que tornou tendência a adoção de soluções de integração da cadeia de suprimentos como um todo. A ideia é que a demanda do consumidor final dispare o processo de produção, otimizando cada etapa do processo.

Isso envolve, por exemplo, disponibilizar aos fornecedores os dados de monitoramento do estoque do varejo. Assim, eles podem planejar a fabricação com mais precisão, garantindo seus prazos de entrega, as quantidades certas e um preço mais baixo. Então, lembre-se que toda medida de otimização da gestão de pedidos deve ser sustentada pela adoção de tecnologias que tornem o processo cada vez melhor.

Quais são as vantagens de utilizar as soluções da Neogrid para a gestão de pedidos?

A Neogrid é referência em tecnologia e otimização da cadeia de suprimentos. Com isso, oferece soluções para a sincronização dos elos.

Controle e rapidez

A solução de EDI da Neogrid, por exemplo, permite automatizar a troca de pedidos, assim como das emissões de cobranças e outros documentos da logística. Somado a ela, o software de gestão fiscal ajuda a aumentar a eficiência operacional de toda a empresa, dando mais controle sobre cada etapa dos processos e acelerando as trocas de documentos e mercadorias.

Automatização de processos

Graças ao profundo conhecimento que a Neogrid tem sobre a dinâmica da cadeia de suprimentos, suas soluções ajudam as empresas a promover a automatização de ponta a ponta. O resultado é um ganho valioso de agilidade, além da redução de custos ao eliminar perdas e digitalizar os processos de gestão.

Vale destacar que a tecnologia, nesses casos, ajuda a minimizar as ocorrências de falhas humanas. Chega de perder notas fiscais e calcular errado os níveis de estoque, por exemplo. Com o controle digitalizado, um software realiza essas funções para sua empresa.

Um exemplo disso é o Sourcing, solução que automatize grande parte do processo de cotação de produtos, reunindo todo o controle em um único ambiente. A empresa cadastra as informações que precisa checar com cada fornecedor e o resto a ferramenta faz, enviando as questões para os fornecedores, armazenando e processando as respostas, até escolher qual deles atende melhor as exigências.

Uso da inteligência artificial

Se a busca é por eficiência máxima, a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para a indústria e o varejo. Na solução de DDR, ela ajuda a evitar faltas e excessos no estoque, além de aumentar as vendas.

É uma transformação radical no varejo. Esse software da Neogrid usa dados diários de estoque e sell-out (vendas ao consumidor final) para calcular os pedidos de acordo com a demanda real.

São diferenciais que fazem da tecnologia uma aliada insubstituível pra a indústria e o varejo. Por isso, se você quer uma gestão de pedidos realmente eficiente, coloque soluções como essas para trabalhar a seu favor. Em pouco tempo, os resultados positivos serão evidentes!

Quer saber como isso pode se tornar realidade na sua empresa? Entre em contato com a Neogrid e fale com quem é especialista em transformar a cadeia de suprimentos!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo