Sell-out e tecnologia: o segredo para potencializar o S&OP da indústria

Por meio do processo de planejamento de vendas e operações, ou S&OP (Sales and Operation Planning), é possível integrar as diferentes áreas de uma empresa, aumentar os níveis de serviço aos clientes e, consequentemente, a rentabilidade da indústria. Mas como fazer o S&OP com mais assertividade, de modo que se reflita para toda a cadeia de suprimentos? A resposta é: com o uso da tecnologia certa, orientando o processo pelo sell-out – ou seja, pelo consumidor final.

Com um software de S&OP integrado ao ERP da indústria, é possível automatizar o envio dos pedidos a serem repostos, balancear os níveis de estoque e organizar a produção para atender a demanda. Além disso, a tecnologia permite a utilização de outras ferramentas de inteligência de mercado para cruzar dados e apresentá-los de forma a facilitar a gestão e de workflow, para que os dados possam ser disponibilizados pelas diversas áreas, de forma colaborativa.

Para adquirir uma boa solução de planejamento de vendas e operações é preciso analisar se ela segue três pilares importantes:

  • Modelo matemático: são considerados o fechamento dos números do mês anterior (volume de vendas, faturamento), sazonalidade, tendências e os dados históricos. Dessa forma, obtém-se previsões estatísticas de demandas futuras por produto, família de produtos, clientes, mercados que servirão de base para o planejamento das áreas comercial e de operações. E é possível identificar outliers (o chamado “ponto fora da curva”) para projetar um cenário futuro de demanda.
  • Colaboração do processo de planejamento: permite que usuários das diversas áreas da indústria (vendas, marketing, trade marketing, logística, produção, entre outras) coloquem suas previsões de forma colaborativa por meio de Com eles, é possível saber como está o andamento do processo e qual a área responsável por dar sequência para a próxima etapa.
  • Gestão de eventos: permite incluir na previsão de demanda eventos causais que influenciam no planejamento. Ou seja, tudo que possa impactar na demanda como promoções, ações de mercado, lançamento de produtos e ações da concorrência.

A NeoGrid — que oferece soluções de ponta a ponta para a gestão da cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management) —, apresenta mais um diferencial, que pode ser considerado a “cereja do bolo” nas soluções de S&OP: prover à indústria uma riqueza de informação do sell-out por meio de soluções de visibilidade. Com um planejamento de vendas e operações orientado à demanda, o poder de reação da indústria para sincronizar toda a cadeia de suprimentos é enorme.

O S&OP da NeoGrid fornece ferramentas para um planejamento colaborativo, abrangente e preciso, com componentes robustos de previsão estatística e gestão de eventos (informações de mercado, promoções e eventos especiais), inclusive o sell-out, para evitar excessos e faltas de produtos.

Se você também quer se diferenciar no mercado reduzindo custos, vendendo mais e conquistando a satisfação de clientes e de consumidores, entre em contato com a NeoGrid.

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo