share of search

Share of search: o que é e qual a importância dessa informação?

Ter um bom posicionamento online é tão importante quanto investir em uma loja física. Exatamente por isso, os gestores devem conhecer bem as métricas de desempenho de seus sites, especialmente a share of search.

Você também pode ouvir esse post.

O e-commerce já era uma forte tendência para o varejo. No entanto, com o isolamento social exigido pela pandemia do novo Coronavírus, as vendas pela internet cresceram mais de 100%. Essa nova realidade pode gerar oportunidades para as empresas que souberem aproveitá-la. Saiba como a seguir!

O que é share of search?

A share of search é uma das métricas de desempenho mais importantes para um e-commerce. Traduzida como “parcela de pesquisa”, ela busca definir a parcela de interesse do público por uma determinada palavra-chave com a qual seu negócio trabalha.

Explicando melhor, imagine que sua empresa venda perfumes. Ao pesquisar por “perfumes femininos”, qual a porcentagem de pessoas que está sendo direcionada para o seu site?

Os dados coletados com a aplicação desse indicador ajudam você a melhorar seu posicionamento online e atrair mais consumidores para sua página — o que pode se refletir em um aumento nas vendas.

Qual a relação entre share of search e as técnicas de SEO?

O mercado online está entre as tendências do varejo e tem uma dinâmica diferente, que se inicia com a pesquisa online pelo produto, marca, preço ou empresa. Aliás, o uso de sites de pesquisa, como o Google, é a estratégia mais utilizada por quem deseja fazer uma compra online.

É nesse contexto que as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) se transformam em uma premissa para o sucesso de uma loja virtual. Afinal, seu principal objetivo é fazer com que a página seja cada vez mais visualizada pelo público-alvo.

A lógica é bem simples: quem vende na internet precisa trabalhar para que seu site seja otimizado e atrativo. Isso é o que permite que o consumidor o encontre em meio a tantas páginas e decida comprar nele, em vez dos concorrentes.

Sendo assim, fica fácil entender a relação entre a share of search e as técnicas de SEO. Uma vez que a empresa precisa ser vista no mundo virtual, é fundamental analisar qual é a sua parcela estimada de pesquisa. Com isso, fica mais fácil melhorar seus resultados e garantir mais vendas.

Como usar a share of search a favor dos negócios?

Monitorar com atenção a sua share of search ajuda o negócio a visualizar com precisão o quão localizável é a sua loja virtual. Ou seja, facilita a avaliação do desempenho das estratégias de marketing digital.

Em geral, o aumento na participação da pesquisa reflete no crescimento da participação no mercado. Por isso, é interessante usar essa métrica a seu favor. Saiba como a seguir!

Identifique a busca pela palavra-chave

Unindo as estratégias de SEO com a share of search, o primeiro passo é identificar quais palavras-chave estão sendo pesquisadas pelo seu público-alvo.

Entenda que tudo se baseia em trabalhar os termos que estão sendo procurados pelo seu cliente em potencial. Afinal, ele precisa encontrar exatamente o que busca.

Sendo assim, de acordo com os produtos comercializados, faça uma pesquisa e registre as palavras que mais tiveram pesquisas, priorizando-as em suas ações de marketing.

Analise sua participação na pesquisa

O passo seguinte é analisar sua participação na pesquisa. Ou seja, quantas vezes a sua loja virtual foi apresentada como resultado e acessada pelo público.

Essa informação é que ajudará a avaliar a eficácia de suas estratégias e a necessidade de trabalhar outras palavras-chave.

Gere conteúdo adequado

Por fim, é preciso gerar conteúdos adequados. Se você já conhece o seu público, bem como os termos que ele mais busca, é necessário produzir textos e anúncios assertivos, capazes de atrair e converter para a compra.

Sua missão é transformar os dados coletados em instrumento para tornar sua loja virtual mais eficiente, entregando exatamente o que cliente procura.

Qual é a fórmula para calcular a métrica?

Ficou claro o quanto é importante conhecer a share of search do seu e-commerce, certo? O interessante é que fazer esse cálculo não é uma tarefa complexa. Na verdade, você só precisa coletar alguns dados e aplicar a seguinte fórmula:

Seu tráfego de referência de pesquisa mensal para uma palavra-chave / pesquisas mensais médias do Google para essa palavra-chave x 100

Portanto, de forma rápida e simples é possível conhecer sua porcentagem de participação na pesquisa e planejar ações para melhorar esse índice.

Quais são as melhores práticas de share of search?

Depois de todas as informações apresentadas, finalmente podemos trazer dicas úteis para que você consiga definir sua share of search com eficiência e segurança.

Vale lembrar que pequenas e médias empresas também podem conquistar resultados expressivos na internet. No entanto, para disputar mercado com grandes varejistas, é preciso agir com estratégia.

Mesmo com um site pequeno, é possível alcançar mais acessos. Basta trabalhar os conteúdos certos e acompanhar de perto sua participação nas pesquisas. Veja algumas boas práticas para alcançar esse resultado!

Obtenha referências de pesquisa mensais dos sites para palavras-chave

Você sabia que existem sites que informam as palavras-chaves mais pesquisadas no Google? Ter acesso a esses dados é o primeiro passo para conhecer as demandas do seu público e, claro, oferecer conteúdos relevantes.

Defina os mesmos critérios e restrições nas ferramentas usadas

É importe definir os mesmos critérios e restrições ao usar as ferramentas de pesquisa e comparação de palavras-chave. Isso significa que, caso você utilize mais de uma ferramenta, deve garantir que os parâmetros de análise sejam os mesmos. Afinal, comparar a busca no Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo, não gera um resultado realista, não é mesmo?

Monitore a sua parcela estimada de pesquisa

Para finalizar, adote o hábito de acompanhar a sua share of search estimada. Esse monitoramento é a base para o crescimento de um e-commerce e auxiliará você na tomada de decisões.

Dessa forma, se a sua participação cresce ou diminui, é possível verificar com agilidade o que está contribuindo para esse resultado e planejar intervenções mais inteligentes e eficazes.

A share of search é uma métrica de desempenho importante para o varejo online, pois ajuda a empresa a entender como suas ações afetam seu desempenho no mercado. Observar esse indicador pode ajudar você a melhorar a eficiência das vendas no e-commerce. Por isso, não deixe de colocar em prática tudo o que aprendeu neste post.

Tem dúvidas sobre o assunto ou deseja impulsionar suas vendas online? Entre em contato com a Neogrid agora mesmo!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo