Software de gestão financeira: contratar um parceiro ou desenvolver dentro de casa?

Ainda é muito comum pensar que desenvolver ferramentas de software de gestão financeira internamente é uma alternativa mais segura e barata. Porém, a não ser que a sua especialidade – e de sua empresa também! – seja tecnologia, há grandes vantagens em contar com um parceiro especialista, com uma solução financeira completa . Confira três aspectos que irão confirmar esse fato e auxiliá-lo na decisão mais acertada:

Primeiro: Custo

Desenvolver um software dentro de casa sai muito caro em relação a uma solução de mercado que tem ganho de escala e otimização de tecnologia e conhecimento. Além disso, há custos com a manutenção da ferramenta. E se sua empresa não possui nenhuma expertise na área, o processo é ainda mais oneroso, pois contratar e manter profissionais da área de desenvolvimento, além de equipamentos atualizados e licenças para desenvolvimento, têm um alto custo envolvido. Nas empresas desenvolvedoras de software, esse custo é diluído entre os clientes. Na solução de gerenciador financeiro de mercado, os clientes financiam uma fração disso, e não o valor integral, o que acontece quando os profissionais são da sua empresa.

Segundo: Defasagem

Após a árdua tarefa de desenvolver um software internamente, há outra ainda mais trabalhosa: manter a ferramenta atualizada. A empresa precisa acompanhar as evoluções tecnológicas, dispor de uma equipe para isso e ainda capacitar novos colaboradores – o que não será uma tarefa fácil.  Vivemos uma era de mudanças tecnológicas em um ritmo alucinante e as empresas de TI fazem grandes investimentos para estar sempre à frente destas inovações e entregá-las atualizadas para seus clientes.

Terceiro: Tempo

Depois de todo o tempo de desenvolvimento, pode demorar ainda mais que o esperado para que a ferramenta interna comece a dar resultados. Além disso, o esforço de manter o software desenvolvido internamente rodando pode acabar por concorrer com outras prioridades da área TI. Já em uma solução financeira completa e consolidada no mercado, o time-to-market (tempo entre o desenvolvimento de um produto e sua disponibilização para a venda) já foi realizado – além de que esses softwares são cada vez mais projetados para que sua adoção, instalação e uso sejam fáceis e rápidos.

Como você viu, um parceiro com conhecimento de mercado, com soluções prontas e aderentes à realidade de sua empresa será uma solução bem mais atrativa – e também mais rápida! De sua parte, colabore apresentando o seu conhecimento financeiro para a equipe do fornecedor contratado para que a implantação atenda às suas necessidades de forma ainda mais assertiva.

Saiba como a NeoGrid pode ajudá-lo nessa integração financeira entrando em contato com nossa equipe de especialistas.

 

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo