Tecnologia utilizada para gestão dos processos b2b na indústria

Suite Manufatura: como essa tecnologia ajuda na gestão de processos B2B da indústria?

Para que uma indústria consiga operar de maneira eficiente e otimizar seus resultados, é necessário apostar na gestão de processos B2B da indústria com seus parceiros de negócio. Afinal, esse é o método mais inteligente de se identificar e corrigir falhas na produção e distribuição dos produtos.

Responsável por melhorar a maneira como os negócios da indústria são executados e administrados, a gestão de processos B2B deve ser desenvolvida com eficiência. Para isso, o auxílio da tecnologia é fundamental.

Atuando no mercado há mais de 18 anos, a Neogrid tem a solução ideal para você! A seguir, demonstraremos como a Suite Manufatura pode contribuir com essa estratégia e aprimorar os processos de seu negócio. Acompanhe!

Quais os desafios da gestão de processos B2B da indústria?

Quem atua no setor industrial sabe que a rotina intensa revela inúmeros desafios. Manter uma boa relação e comunicação com os clientes varejistas não é fácil e isso acaba gerando problemas relacionados a estoque, compras e vendas.

Sem dúvidas, um dos grandes obstáculos é a gestão de um grande fluxo de informações recebidas diariamente. Não é difícil concluir que, quanto maior o número de clientes e fornecedores da indústria, maior será sua dificuldade em executar processos e manter todas os setores produtivos.

Portanto, integrar, sincronizar e automatizar as informações e as operações com seus fornecedores, distribuidores, varejos, bancos e governo é o desafio a ser superado. Isso, aliás, é o que garante um funcionamento constante e coerente, evitando inúmeros problemas relacionados à produção em excesso ou à incapacidade de abastecer o varejo de maneira correta.

Outro ponto que merece destaque é a resistência de alguns negócios à implementação de recursos tecnológicos. A Indústria 4.0 já é uma realidade e os gestores precisam aprender a desfrutar de todos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer aos processos empresariais.

Suite Manufatura: o que é e quais as suas funcionalidades?

Conforme mencionado, a Neogrid é uma empresa com credibilidade no mercado que conhece e entende as dores da indústria e de toda a cadeia produtiva. Toda a sua experiência deu origem à Suite Manufatura — um sistema composto por vários módulos que elevam a produtividade do negócio.

Destaca-se que a Neogrid é a única empresa do mercado que oferece soluções de ponta a ponta e, com isso, fornece o software ideal para superar os desafios de sua empresa. Continue com a leitura e conheça alguns dos módulos disponíveis.

RI (Visibilidade do Varejo)

Esse é um elemento crucial para o sucesso de toda a produção industrial. A visibilidade do varejo permite à indústria entender as causas da falta de determinado produto nos pontos de venda e tomar ações imediatas para garantir a disponibilidade ao consumidor.

Em resumo, isso evita problemas para todos os envolvidos. O varejo não sofre com perdas de produtos em razão do vencimento, com capital parado em excessos de estoque, tampouco com a ruptura no ponto de venda. Já a indústria reduz os índices de devolução e consegue aumentar o giro de seus produtos e manter sua produção de acordo com o real consumo.

DI (Visibilidade do Distribuidor)

A indústria que tem distribuidores como parceiros de negócios precisa reunir o máximo de informações sobre as vendas e o estoque das mercadorias, mas isso nem sempre é fácil.

Com o módulo DI, é possível aperfeiçoar a gestão do canal direto, melhorando os processos das duas pontas (indústria e distribuidor). Na prática, fica mais fácil reavaliar e reformular preços, estruturar ações de marketing e oferecer itens adequados às demandas do consumidor final.

E-commerce Insights

O mercado virtual é uma realidade que tende a se ampliar ainda mais nos próximos anos. Nesse contexto, a indústria precisa estar preparada para gerenciar os processos e dados referentes ao e-commerce.

É natural que os grandes e pequenos varejistas invistam no potencial da internet e, por isso, nosso sistema auxilia na auditoria e monitoramento desses negócios, fornecendo informações qualificadas e em tempo real.

VMI (Estoque Gerenciado pelo Fornecedor)

Esse módulo permite que a indústria gerencia seus estoques diretamente no varejo, de forma automatizada, por meio de uma relação colaborativa entre ambos.

Uma das funcionalidades é a execução de cálculos de projeção de consumo dos itens, do estoque de segurança necessário para cada produto e em cada depósito. Isso permite que o fornecedor faça a reposição adequada e diminua as taxas de rupturas e excessos de produtos.

Além dos citados, a Suíte Manufatura possui outros módulos que fazem a diferença no cotidiano da indústria:

  • EDI Mercantil, Logístico e Financeiro;
  • Fiscal;
  • Auditor NF-e;
  • Small retail insigths.

É preciso adquirir todos os módulos?

Conforme mencionado, Suite Manufatura é um conjunto de softwares independentes. No entanto, é interessante destacar que a gestão de processos só é inteiramente eficaz quando todos os módulos operam conjuntamente.

Trata-se de um investimento com excelente retorno, já que a gestão de toda a indústria se tornará mais estratégica e assertiva. O sistema completo garante amplitude de automação e faz com que o gestor tenha uma visão geral da cadeia de suprimentos.

Quais os resultados podem ser alcançados com a Suite Manufatura?

Depois de todas as informações apresentadas e de conhecer um pouco mais sobre alguns dos módulos do Suite Manufatura, é possível afirmar que o sistema é capaz de trazer resultados expressivos à manufatura, especialmente no que diz respeito à gestão de processos.

Todas as soluções disponíveis auxiliam na melhoria dos resultados internos e externos do negócio, ajudando a identificar falhas e corrigi-las de maneira inteligente e acertada. Em geral, impacta todas as áreas e setores:

  • automatiza a comunicação com o varejo e-commerce;
  • aumenta o giro de estoque;
  • aperfeiçoa a previsão de demanda;
  • qualifica a tomada de decisões, por meio de dados atualizados;
  • mantém a indústria informada sobre as necessidades de seus clientes;
  • favorece o equilíbrio do estoque, ao evitar faltas e excessos nos pontos de vendas;
  • melhora a gestão financeira;
  • aumenta a disponibilidade nas prateleiras;
  • mantém a conformidade com o Fisco;
  • torna o planejamento de vendas eficaz, com base na demanda do consumidor;
  • reduz perdas financeiras.

Essas são apenas algumas das contribuições que a automatização da gestão de processos B2B da manufatura pode proporcionar. Não há dúvidas de que a tecnologia é a melhor escolha para a indústria e para otimizar os processos da cadeia de suprimentos. Afinal, quanto mais organizada e controlada for sua operação, maior será a rentabilidade.

Ao longo do post você aprendeu que a tecnologia é uma grande aliada das empresas contemporâneas e pode transformar a gestão de processos B2B da indústria. Um gestor de sucesso sabe que suas decisões são capazes de impactar positiva ou negativamente os resultados do negócio e, por isso, é preciso agir com estratégia.

A Suite Manufatura é uma opção interessante para o seu negócio, pois, conforme visto, oferece soluções de ponta a ponta. Com esse investimento, você alcançará uma gestão muito mais focada e produtiva, desfrutando de uma rentabilidade expressiva.

Gostou das soluções oferecidas pela Neogrid? Quer experimentar todos esses benefícios? Entre em contato agora mesmo! Estamos prontos para atendê-lo!

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo