Tecnologia em Demand & Supply Chain Management? Sim, mas com Segurança!

A gestão da cadeia de suprimentos e demanda do futuro será inteiramente dependente do uso de plataformas tecnológicas que auxiliarão nos seus mais variados processos. À proporção que esse futuro se aproxima, uma nova malha global de indústrias e grandes operações de varejo tem surgido, já fazendo uso de vários recursos dessas plataformas. Essa malha inteligente que conta com dados sincronizados, gerenciamento otimizado de estoque, e-procurement  e sistemas eletrônicos de emissão e recebimento de notas ou documentos, dentre outras capacidades, vem se desenvolvendo e se fortificando, trazendo um grande diferencial competitivo para as empresas usuárias.

Diante dessa nova realidade, a necessidade de segurança dos recursos virtuais e seus respectivos fornecedores passou a ter importância. Um ataque a sistemas de Demand and Supply Chain Management pode ter um impacto tão forte quanto a falta de recursos palpáveis necessários para a operação funcionar, como estradas ou meios de transporte.

Assim sendo, a resiliência dos sistemas computacionais gerada pelo uso de controles adequados de segurança e recursos escaláveis é de extrema importância para que problemas encontrados no uso dessas plataformas modernas de gestão não ofusquem seus benefícios.

Algumas perguntas podem orientar a escolha dos melhores provedores de produtos e serviços para gestão da cadeia de suprimentos e demanda como:

  • A empresa possui infra-estrutura para suportar clientes de grande porte com altos volumes de informação? 
  • O Data Center no qual os dados são armazenados é seguro e confiável?
  • As melhores práticas de desenvolvimento de código seguro são observadas?
  • Certificados digitais com chaves criptográficas fortes são utilizados para o transporte de dados?
  • Um canal seguro é fornecido para a troca de informações?

 Provedores de soluções para Demand and Supply Chain Management que dão respostas positivas a essas perguntas oferecem menos riscos para o negócio e são de maior credibilidade.

Essas questões são primordiais para garantir que a gestão estratégica da cadeia de suprimentos e demanda, auxiliada por plataformas tecnológicas modernas, seja ainda mais segura que no passado, quando caneta, papel e calculadora eram utilizados.

Dessa maneira, garante-se que as grandes vantagens da colaboração, como aumento de vendas, otimização de estoques e redução da ruptura com o conseqüente aumento da lucratividade podem ser obtidas com Segurança!

Referências Bibliográficas:

Ting Chen,  Guojun Ji, “Study on supply chain disruption risk”, pp. 404-409, 2009 6th International Conference on Service Systems and Service Management, 2009

Gartner – Predicts 2011: Global Logistics Leadership a Strategic Imperative

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo