Tudo o que sua empresa precisa saber para emitir a NFS-e

A Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) é um documento fiscal digital que serve para registrar as operações de prestação de serviços sujeitos ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Ela chegou para ficar e já é realidade em mais de mil municípios no Brasil. Atualmente, toda empresa de prestação de serviços é obrigada a emiti-la.

Por ser um documento do âmbito municipal, por conta do recolhimento do ISSQN, cada prefeitura, de acordo com sua necessidade, adotou um modelo próprio de nota e de comunicação, o que dificulta a adesão por parte das empresas. Diferente da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que possui um único padrão.

Se sua empresa tem filiais em diversos estados, provavelmente você já se deparou com esse tipo de problema e com a dificuldade na integração dos dados com o sistema de gestão. Além disso, já deve ter tido dúvida se está emitindo a nota dentro da lei, por exemplo.

Existe uma alternativa para facilitar a adequação aos diferentes padrões das prefeituras e diminuir as dores de cabeça para os contribuintes: as soluções fiscais de tecnologia especialistas em NFS-e. Se você não quer desenvolver cada layout dentro de casa, opte por uma solução tecnológica que tenha e mantenha a integração automática com o maior número de prefeituras possível e com a vantagem de serem integradas com o seu sistema de gestão (ERP).

Para ajudá-lo a entender o processo de emissão de NFS-e como um todo, listamos abaixo seis passos importantes. Confira.

1- Conheça a relação das prefeituras onde você precisa emitir a NFS-e e entenda o modelo específico para o seu município

2 – Os modelos de integração podem ser online e offline. Porém, independente do modelo, todas as prefeituras disponibilizam uma forma de emissão para empresas que não possuem sistemas de gestão. Informe-se.

3 – Busque um parceiro de integração. Você vai precisar de uma empresa de software especialista.

4 – Prepare o Sistema de Gestão (ERP). Você precisará integrar o seu sistema de gestão com o sistema do parceiro de integração.

5 – Você também vai precisar de um certificado digital, exigido pela maioria das prefeituras e utilizado para garantir a integridade da empresa que está emitindo o documento.

O processo de emissão da NFS-e pode ser muito simples, principalmente quando sua empresa conta com um parceiro de confiança e preparado para atendê-lo em todas as etapas.

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo