Veja como melhorar a gestão de promoções

A gestão de promoções está em alta. Afinal, varejo e indústria precisam investir em estratégias de atração cada vez mais convincentes para conquistar uma clientela fiel e superar a concorrência. A questão é: como fazer isso?

Descontos e campanhas promocionais sempre fizeram parte do cotidiano das empresas. No entanto, mesmo com a crescente implementação de ferramentas de análises, muitos negócios ainda estão presos ao passado e, por isso, perdem grandes oportunidades de vendas.

Neste post, você aprenderá a melhorar a gestão de promoções em seu negócio, alcançando resultados ainda mais expressivos. Confira!

O que é e como funciona a gestão de promoções?

O cotidiano das empresas é repleto de desafios e estratégias. Com um mercado concorrido à sua frente, os gestores estão sempre atentos a ideias que aumentem o giro do estoque e contribuam para o aquecimento das vendas.

As promoções fazem parte da receita para o sucesso. No entanto, colocar em prática esse tipo de ação envolve muito mais do que um processo criativo e a confecção de material de publicidade. Há muitos detalhes a serem conferidos e gerenciados.

A gestão de promoções tem como objetivo ampliar as vendas de uma empresa em um determinado período. Para isso, alguns processos são fundamentais, como:

  • definição de metas de vendas;
  • escolha dos produtos que serão colocados em promoção;
  • análise do perfil dos clientes;
  • análise de dados sobre vendas e estoque;
  • observação de mercado para avaliar a demanda do consumidor;
  • escolha da estratégia de marketing a ser utilizada;
  • mensuração e avaliação dos resultados.

Qual a importância desse processo?

A competitividade é um elemento imprescindível para o crescimento de um negócio. Como o consumidor tem muitas opções à sua disposição e se acostumou a comparar os preços e a qualidade do atendimento recebido, a atuação empresarial deve ser ainda mais focada e eficiente.

Nesse sentido, a gestão de promoções é um dos instrumentos de atração e fidelização de clientes mais interessantes. Quando todos os detalhes de uma ação promocional são analisados e planejados com eficiência, o ROI da campanha é muito mais expressivo.

Por outro lado, sem um gerenciamento adequado, há o risco de se escolher produtos que não atendem às necessidades e demandas do cliente, não ter itens suficientes em estoque ou até conceder um desconto acima do ideal, desencadeando a perda de energia e de recursos.

Enfim, apostar em promoções é uma decisão inteligente, mas a ação precisa ser conduzida com seriedade e planejamento. Somente por meio de uma gestão completa e precisa é que o varejo poderá alcançar as metas previamente traçadas.

Como melhorar a gestão de processos em seu negócio?

Uma recente pesquisa concluiu que 67% do público jovem é adepto a promoções. Se, por um lado, o consumidor espera e valoriza esses momentos, por outro, a empresa tem a oportunidade de ampliar suas vendas e equilibrar os níveis de seu estoque.

Defina metas e objetivos

Quem não sabe o que quer pode se perder no meio do caminho. Por isso, outra dica é definir com clareza as metas e objetivos que se pretende alcançar com a promoção.

Vale destacar que não falamos apenas do aumento das vendas. Esse tipo de ação pode ser usado para limpar o estoque de determinado produto, estimular a venda de um item com pouca saída e até atrair clientes para o ponto de venda.

Delimite o seu público-alvo

A delimitação do público-alvo é imprescindível para o sucesso de suas promoções. Afinal, cada perfil de cliente tem hábitos, necessidades e preferências diferentes.

Uma farmácia que pretende atingir um público masculino mais jovem, por exemplo, deve pensar em produtos que atendam ao seu padrão de consumo e que sejam atraentes. Ou seja, o mix de produtos deve estar adequado e com itens que gerem engajamento, como perfumes, suplementos e lâminas de barbear.

Trace estratégias coerentes com o mercado

É preciso entender que o funcionamento de uma empresa não pode ser isolado de uma lógica de mercado. Em resumo, tudo o que acontece no mundo, na economia e no modo de agir e pensar das pessoas deve ser levado em consideração na hora de se planejar uma promoção.

Utilize métricas de desempenho

Tão importante quanto planejar uma ação promocional é mensurar os resultados alcançados. Para isso, você deve escolher boas métricas de desempenho e utilizar ferramentas que o auxiliem nessa avaliação.

algumas soluções facilitam essa tarefa, entregando à indústria e ao varejista dados valiosos para que acompanhem em tempo real os resultados de suas promoções.

Com relatórios diários e semanais sobre vendas e estoque, essas ferramentas possibilitam a visibilidade do desempenho da promoção e de como está a reação do público à campanha. A partir, é possível tomar ações imediatas para corrigir algum ponto.

Conte com o auxílio de bons parceiros

Por fim, é interessante destacar que você pode contar com o apoio de empresas que tenham experiência e conhecimento na elaboração das estratégias e na própria gestão de promoções. Esse auxílio pode ser o diferencial de suas ações, melhorando o ROI e atraindo um grande número de clientes.

Ter habilidade para firmar parcerias de sucesso é uma das grandes responsabilidades de um gestor que atua no varejo e pode ser decisivo para o crescimento de sua empresa. Por isso, fique atento e busque a ajuda de um fornecedor com credibilidade e soluções adequadas às suas necessidades.

As ações promocionais são tradicionais e proporcionam resultados importantes para o equilíbrio financeiro e competitividade dos negócios. Conforme visto, a gestão de promoções é o instrumento para garantir que sua ideia saia do papel de maneira eficiente, evitando que você perca tempo e dinheiro e ajudando-o a tomar decisões mais assertivas.

Quer ampliar a rentabilidade de sua empresa  e executar campanhas promocionais muito mais eficazes?Conheça melhor nossas soluções e descubra como podemos ajudá-lo!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo