VMI + tecnologia: sua cadeia de suprimentos funcionando ainda melhor

Agora que você já sabe a importância de se fazer um bom gerenciamento de estoques e como a técnica de Vendor Managed Inventory (VMI) pode ajudar nisso, neste post a conversa é sobre tecnologia. 

Entendendo como a dinâmica do estoque gerenciado pelo fornecedor acontece, você deve estar se perguntando: existe alguma forma de o VMI funcionar sem o uso de recursos tecnológicos específicos? Existe, sim, mas isso normalmente envolve o uso de planilhas eletrônicas enviadas por e-mail sem apresentar qualquer integração de dados e até visitas do próprio fornecedor no ponto de venda para conferir se já é hora de reabastecer.

A questão é que para obter o máximo proveito dos resultados gerados por uma ferramenta de VMI, como de visibilidade da gestão, integração de dados e manutenção eficiente de estoques, é fundamental utilizar sistemas tecnológicos que automatizem os procedimentos de cálculo e apresentem, de forma simples e integrada, a situação das vendas e dos estoques. Contar com uma solução tecnológica para apoiar a ferramenta de estoque gerenciado pelo fornecedor pode ainda ajudar a:

#1 Padronizar indicadores

Como os dados da plataforma de VMI precisam ser compreendidos pelo cliente e pelo fornecedor, se torna necessária a definição de indicadores de visibilidade de forma conjunta para que as duas partes “falem a mesma língua” e tenham alinhamento e eficiência nas ações.

#2 Automatizar e simplificar processos

O uso de uma solução tecnológica apropriada pode proporcionar a coleta automatizada de dados no ponto de venda. Também pode enviar informações de níveis de estoque ao fornecedor diariamente e de forma automática. Sem contar que automatizar processos ajuda a minimizar significativamente os riscos de falhas ao lidar com um grande volume de produtos, números e informações.

Além disso, a tecnologia é capaz de simplificar etapas e agilizar processos como a aprovação dos pedidos pelo setor de vendas, já que muitos aspectos já foram especificados previamente em contratos antes do serviço de estoque gerenciado pelo fornecedor ser colocado em prática – tais informações, como preços, ficam também registradas na solução – e a reposição dos produtos pode ser feita com autonomia. Isso ajuda o varejista a ganhar tempo, pois não precisa ficar repetindo atividades a cada novo pedido, direcionando-o a iniciativas mais estratégicas para o negócio.

#3 Integrar dados

Ao compartilhar diariamente as informações de vendas realizadas e da posição dos estoques com a indústria, a tecnologia utilizada para fazer o VMI agrega dados para auxiliar o fornecedor a planejar seu próximo reabastecimento no cliente, ajudando-o a elaborar um pedido que considera automaticamente uma série de variáveis relevantes em seu cálculo, como previsão de vendas, nível máximo e mínimo de armazenagem, estoque de segurança, nível de serviço e até sazonalidade, a fim de fazer uma reposição que atenda a todas as necessidades da empresa.

#4 Gerar relatórios de performance

O que não é medido dificilmente pode ser gerenciado de forma adequada, e nem melhorado. Partindo dessa ideia, uma solução tecnológica com foco em VMI oferece a possibilidade de geração de relatórios com indicadores de performance – como duração de estoques e número médio de pedidos por mês – para varejista e fornecedores verificarem a eficiência da estratégia e auxiliá-los na tomada de decisões para aprimorar cada vez mais o fluxo da cadeia de suprimentos. Tudo isso considerando que o tempo gasto para o levantamento dessas informações será infinitamente menor, já que estão organizadas em uma plataforma específica.

 Modernizar o controle do estoque por meio do uso da tecnologia faz todo o sentido no contexto do mercado atual, no qual quem não se informatiza perde em vantagens competitivas e se perde no volume imenso de dados que as empresas não param de gerar. Quer saber por onde começar? No próximo post você vai conhecer a tecnologia para estoque gerenciado pelo fornecedor que encaixa perfeitamente no seu modelo de negócio!

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo